Provisionamento de Rede GPON e sua relação com o TR-069

Engine
Documento completo sobre Provisionamento GPON. São explicadas todas as técnicas disponíveis para automaticamente instalar e fazer manutenção de assinantes em menos de 4 minutos, de forma totalmente autônoma pelos técnicos de campo, com garantia de sinal óptico e padronização de parâmetros. O documento explica a utilização de OMCI, TR-069 e ainda como funciona o APP da Int6 em situações de Interoperabilidade.

Compartilhar

Documento completo sobre Provisionamento GPON e sua relação com servidores ACS e o Protocolo TR-069. São  explicadas todas as técnicas disponíveis para automaticamente instalar e fazer manutenção de assinantes em menos de 4 minutos, de forma totalmente autônoma pelos técnicos de campo, com garantia de sinal óptico e padronização de parâmetros. O documento explica a utilização de OMCI, TR-069 e ainda como funciona o APP da Int6 em situações de Interoperabilidade.

Introdução: técnicas para Provisionamento GPON

A Int6 utiliza diversas estratégias para garantir um Provisionamento automatizado de equipamentos de assinante GPON, tipicamente chamados de ONUs ou ONTs, de maneira que o técnico de campo não precise de comunicação com a central da Operadora ou Provedor, como também não utilize um equipamento de assinante previamente configurado ou customizado, tampouco necessite de notebook ou computador para acesso local ao equipamento que está sendo instalado. A operação utiliza um aplicativo Android (App Int6, customizado para cada operação de cliente), que através da câmera faz a leitura do Serial do equipamento, requer informações de Contrato ou Ordem de Serviço, pergunta ou confirma os detalhes da topologia óptica de derivações de rua, e por último pergunta os detalhes de SSID e Senha combinados com o assinante. Toda a operação de provisionamento garante repetibilidade nos parâmetros configurados, qualidade de sinal e compatibilidade da rede de acesso GPON, e tipicamente tem duração de no máximo 4 minutos para finalização de todos os procedimentos internos para garantir a navegação Internet e uso de serviços de voz e TV nos assinantes.

As diferentes estratégias de configuração e a experiência acumulada no atendimento de diferentes cenários, com os principais fabricantes, principalmente Huawei, ZTE, Nokia e FiberHome, em ambientes de produção que provisionam e fazem manutenção de milhares de assinantes por mês garantem uma solução robusta e que realmente resolve o problema da automação para os técnicos de campo da planta GPON. A solução da Int6 suporta os principais fabricantes do mercado, e garante a automatização mesmo em um ambiente onde é necessária a interoperabilidade entre fabricantes, por exemplo provisionando uma ONU Huawei sobre uma plataforma de OLT da ZTE. É importante ressaltar que a Int6 não efetua configurações ou desbloqueios não licenciados pelos fabricantes de OLT e/ou ONU, sendo necessário que a planta GPON suporte um provisionamento manual, para que ela seja automatizada pela ferramenta.

As técnicas de provisionamento utilizadas pela solução de provisionamento da Int6 são:

  1. configuração de parâmetros nos concentradores GPON e aplicados nas ONUs/ONTs via protocolo OMCI: através de comandos feitos diretamente nas OLTs, ou nos gerenciadores de OLT para o caso Fiberhome, todos os parâmetros de configuração suportados por cada fabricante são aplicados de maneira centralizada.
  2. configuração Local do equipamento do assinante: utilizando acesso local do aplicativo do técnico de campo diretamente no equipamento que será utilizado pelo assinante, necessariamente via interface Wifi desse equipamento (ONU Router ou Roteador de Acesso Residencial), as configurações complementares para que a comunicação com os concentradores GPON seja estabelecida e os demais parâmetros de rede são aplicadas.
  3. Configuração via servidor ACS (Auto Configuration Server) utilizando protocolo TR-069: uma vez que o equipamento do assinante tenha comunicação IP com o servidor de ACS, todas as configurações complementares para que a comunicação com os concentradores GPON seja estabelecida e os demais parâmetros de rede são aplicadas.

Dependendo do cenário de cada instalação, as técnicas acima podem ser utilizadas de maneira isolada ou em conjunto, sempre priorizando a experiência final do técnico em frente ao assinante e as garantias de qualidade exigidas por cada Operadora ou Provedor Internet.

O documento PDF abaixo detalha os cenários típicos de instalação de assinantes, e as diferentes estratégias utilizadas para automatizar cada uma dessas situações.

Inscreva-se em nossa newsletter

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com a Int6 Tech que iremos esclarecer!